Entenda a importância do Branding para a sua marca

quarta-feira, 28 Agosto, 2019
Branding
4 min. de leitura

Algumas empresas possuem o nome tão forte que são sempre citadas e facilmente reconhecidas, alguns produtos até são chamados pelo nome da empresa. Isso não acontece por acaso e não depende apenas da qualidade do produto ou serviço que a empresa oferece, e sim, do trabalho feito de gestão da marca, que é conhecido como branding.

 

Como as marcas começaram e qual o foi o papel do branding

No começo das grandes marcas, há cerca de 70 anos atrás, as únicas coisas necessárias para ter uma marca com um forte nome era ter um produto de boa qualidade e com um preço parecido com o do seu competidor direto. Como essa era basicamente a regra, o produto falava mais alto do que a marca em si. Muitos produtos possuíam uma embalagem branca com o nome do que essa embalagem continha, e o nome da empresa embaixo. Isso começou a mudar pouco tempo depois quando marcas da indústria da comida perceberam que seus competidores estavam alcançando o nível de qualidades que eles tinham. Eles sabiam que precisariam de algo a mais para continuar mantendo os consumidores comprando seus produtos, e foi ai que surgiu o gerenciamento de marca, que hoje em dia chamamos de marketing. O gerente de marca era o responsável por deixar o produto com uma cara diferente dos competidores, para ele ser facilmente reconhecido pelos consumidores. 

Com isso começou o estudo do público alvo, as marcas tinham que entender para quem estavam ofertando seus produtos para fazer o apelo de seus produtos ser maior.

importancia-do-branding-para-sua-marca

Eles passaram a agregar o produto com a marca, tanto para a fácil identificação e também por ser mais fácil para um cliente indicar o produto para alguém. E durante uma década as marcas que fortaleciam o seu nome e não só os seus produtos, saíram na frente das que focavam apenas na disseminação do produto.



Qual é a importância do Branding para a minha marca?

Hoje em dias as coisas mudaram bastante e um novo empreendedor já sabe que precisa de uma marca forte junto com um bom produto. Já existem estudos que comprovam que o consumidor se preocupa muito com a marca em si e que estão mais exigentes.

E é justamente por isso o branding é importante, além dele criar um “rosto” para a sua empresa e consequentemente para o seu produto, ele pode criar e defender a personalidade que o seu produto tem. A presença e a aparência online também são outros dois grandes fatores que o branding pode contribuir para a marca, uma reputação online pode valorizar a empresa e fazer o consumidor ser mais suscetível a comprar o seu produto, e a presença online acaba que gera uma “vitrine virtual” para o seu consumidor saber mais sobre sua marca e seus produtos. 

 

Dicas

Identidade da Marca

Grandes empresas normalmente tem o seu proposito e o ramo que estão alinhados com a sua identidade visual, facilitando a associação do consumidor ao produto.

Marketing de conteúdo

Os consumidores já não aceitam qualquer tipo de produto exposto para eles, eles tem interesse em saber o que estão comprando, como foi feito, de onde vem e qual a sua função. Isso abre espaço para geração de vários conteúdos interessantes que podem expor a sua marca para mais pessoas e ainda defender a importância e qualidade do seu produto.

Presença nas Redes Sociais

Com um conteúdo interessante criado sobre o seu produto, você vai precisar de algum lugar interessante para exibir esse conteúdo. A maioria das pessoas hoje em dia passa bastante tempo navegando nas redes sociais, o que pode se tornar exposição para sua marca se feito da forma correta. A presença nas redes sociais e algo extremamente necessário, e que pode ser muito vantajoso porque o empreendedor pode fazer a exposição da sua marca ou produto de forma muito barata e ainda abre espaço para responder duvidas e perguntas, como uma forma de SAC.

 

Quer conversar um pouco mais sobre esse assunto? Clique aqui.

Por Thiago Groff Montes